Project Description

Neurologia / Neurologia Infantil

A Neurologia e a Neurologia Infantil são especialidades médicas voltadas para o estudo e o tratamento das questões relacionadas ao sistema nervoso central e periférico. Isso envolve órgãos como cérebro, cerebelo, medula espinhal e nervos de adultos (caso da Neurologia) e crianças (caso da Neurologia Infantil). As doenças que atingem os músculos, assim como a junção entre os nervos e os músculos, também são diagnosticadas e tratadas por especialistas em Neurologia e Neurologia Infantil.

Muitas vezes, o paciente ou familiares têm dúvidas sobre quando procurar médicos dessas especialidades. Em diversos casos, muitos chegam aos consultórios encaminhados por outros especialistas. Contudo, existem diversos quadros sintomáticos e queixas que, primariamente, já constituem razões suficientes para procurar um neurologista ou um neuropediatra.

Vejamos algumas:

  • Na presença de dores de cabeça recorrentes;

  • Casos de fraqueza, dormência, formigamentos ou diminuição da sensibilidade em qualquer parte do corpo, sem razões aparentes;

  • Dificuldades na fala, em qualquer faixa etária;

  • Desequilíbrios e dificuldades motoras;

  • Problemas cognitivos (dificuldade de aprendizagem / compreensão);

  • Dificuldade para engolir;

  • Distúrbios do movimento / problemas neuromusculares (distonia, espasticidade, tremores, etc.);

  • Perda de memória;

  • Desmaios;

  • Crises epilépticas.

Na avaliação neurológica, são feitas perguntas sobre os sintomas do paciente e sobre seus antecedentes. Além do exame físico geral, é realizado o exame neurológico detalhado, que inclui desde a avaliação cognitiva (memória, atenção e habilidades visuoespaciais, por exemplo) até a avaliação de equilíbrio, motricidade (força, coordenação, reflexos e resistência à movimentação), sensibilidade (o tato e a percepção dolorosa, como exemplos) e os nervos da cabeça, entre outros. No caso da Neurologia Infantil, cabe ao especialista lançar mão de todos os recursos necessários para a realização de uma avaliação dirigida para a idade da criança.

Após a avaliação em consultório, o especialista em Neurologia ou em Neurologia Infantil pode ainda solicitar exames laboratoriais ou de imagem, a fim de comprovar a suspeita diagnóstica ou descartar quadros que possam estar relacionados aos sintomas apresentados. Tomografias, ressonâncias, eletroencefalogramas, Doppler transcraniano ou cervical e eletroneuromiografias são alguns exemplos de procedimentos nesse sentido. Mas é muito importante ter em mente que essas solicitações só acontecem quando se justificam dentro do quadro sintomático apresentado.

Contato

Rua dos Pinheiros, 498, conj.81
Pinheiros, São Paulo – SP | CEP: 05422-000

Tel. (11) 2309-4590

Tire suas dúvidas

Obrigada pela sua visita a esta página! Este site tem o propósito de ser um canal interativo, que promova a disseminação de informações seguras e confiáveis sobre saúde. Tem dúvidas sobre algum tratamento e/ou procedimento, ou então gostaria de agendar uma consulta para uma avaliação individualizada? Envie-me uma mensagem por meio do formulário disponível abaixo. Em breve a minha equipe entrará em contato, retornando à sua demanda.


* Campos obrigatórios